- PARA SE SER PROFESSOR QUALIFICADO NA INGLATERRA...


Para se ser professor qualificado em Inglaterra (não no Reino Unido) é necessário ter uma certificação, designada Qualified Teacher Status (QTS), concedida pelo General Teaching Council for England (GTC). Este certificado pode ser obtido quer através de uma pós-graduação (o PGCE), quer através de soluções de formação enquanto se trabalha em escolas como professor não qualificado (o GTP, RTP ou OTTP), ou ainda através da obtenção directa de equivalência a QTS, no caso de se ser professor noutro país.

As estratégias para seguir uma carreira (temporária ou permanente) que apresentamos em maior detalhe, resultado da experiência adquirida (ou a ser adquirida neste momento) são essencialmente 4:

1. Fazer o PGCE (PostGraduate Certificate in Education) numa universidade com essa oferta, curso de um ano ou dois (se em regime pós laboral) que confere o estatuto de professor. É claro, pago, custando cerca de 5000 euros, e existe a possibilidade de receber bolsas. O custo do PGCE só é pago quando o professor entender e tiver trabalho, e em prestações, se pretendido.

2. Fazer o GTP (Graduate Teacher Programme) com algumas semelhanças com o PGCE, envolvendo trabalho na escola como professor não qualificado e menor carga horária nas tarefas da universidade. Neste caso recebe-se um salário da escola mas a escola tem de vos contratar, coisa que não é imediata caso cheguem de Portugal sem experiência no sistema. 

3. Obter o QTS (Qualified Teacher Status) por equiparação com o estatuto de professor em Portugal. O General Teaching Council for England reconhece as competências dos professores portugueses e confere essa equivalência em Inglaterra.

4. Concorrer directamente a emprego como professor assistente (com ou sem QTS), para ganhar experiência e melhorar a competência em inglês e depois seguir uma das vias referidas.
Para além destas, também se apresenta informação sobre as vias RTP e OTTP.
Para informação mais pormenorizada, consulta as seguintes apresentações da TDA:


fonte: www.centro-formacao.com/