PERGUNTAS FREQUENTES




E' FACIL ARRANJAR TRABALHO NA INGLATERRA?


RESPOSTA: 
Nao e facil nem e dificil! Depende da profissao em que se pretende trabalhar e da area onde se vive. Os empregos que nao necessitem de muitas aptidoes profissionais sao os mais concorridos e menos bem pagos. Por exemplo se voce pretende trabalhar como recepcionista num hotel, convem que procure emprego numa zona junto ao mar onde existem centenas de vagas, mas ao mesmo tempo tambem ha muito pessoal especializado em turismo e hotelaria fazendo concorrencia as vagas existentes. Neste caso os anos de experiencia na area profissional serao uma mais valia para poder passar a frente.


 
JA TENHO UMA CERTA IDADE. SERA QUE CONSIGO ENCONTRAR UM TRABALHO?


RESPOSTA:
Claro que sim! Felizmente a idade nao tem importancia no que diz respeito a trabalho. Alias, e' considerada uma forma de descriminacao caso for mencionada durante uma entrevista de trabalho. Mas, em certos trabalhos podera ser posto em causa o desempenho da profissao pelo funcionario e se realmente consegue desempenhar a funcao pretendida, geralmente devido a esforcos fisicos agregados os trabalho em si. Nesse caso a entidade empregadora podera pedir um certificado medico que comprove o seu bom estado de saude.



QUANTO TEMPO PODEREI LEVAR ATE ENCONTRAR EMPREGO NO REINO UNIDO?

RESPOSTA:
Bem, neste caso a sorte tambem joga! Mas em circunstancias normais podera levar entre 1 a 3 semanas desde o momento em que se comeca a enviar C.V.s por aqui e por ali. Os meios mais frequentes de procurar emprego sao feitos atraves da aplicacao online em varios sites que oferecem a busca de emprego de forma gratuita (alguns links aos sites estao mencionados nesta pagina) e apartir dai e so ficar a aguardar por um telefonema ou email com a oferta do trabalho em que se aplicou. Outras formas dera atraves de uma visita a uma agencia de trabalho e registar-se com eles. Neste caso a sorte tambem joga e ate se podera comecar a trabalhar no dia seguinte. Os jornais tambem oferecem empregos, basta ligar e perguntar se ainda tem a vaga disponivel. Mas atencao, tudo isto se passa na lingua Inglesa. Convem preparar aquilo que se vai perguntar antes de telefonar.  



COMO E QUE EU FACO PARA ENCONTRAR UM QUARTO OU CASA NA INGLATERRA?
   
RESPOSTA:
A forma mais facil de encontrar casa sera procurar nos jornais locais pela seccao de imobiliaria e na area de arrendamento (letting ou to let) ver o que por la se oferece e ligar caso encontre o pretendido. Outras formas mais eficazes seram a de procurar online em sites da especialidade (alguns links aos sites estao mencionados nesta pagina) e marcar uma visita ao local. Visitar uma agencia de aluguer e preencher todos os requisitos sera outra opcao. Neste caso podera levar ate 2 semanas ate se ter a chave nas maos e prepare-se para pagar taxas e caucao de aluguer (as referencias pessoais exigidas conseguem-se atraves de uma carta do patrao ou amigos e familiares). No caso de procurar um quarto torna-se mais facil e recomenda-se que comece assim ate se encontrar a casa que se pretende. No caso dos quartos a entrada e quase imediata e basta dar uma pequena caucao para se ter acesso a chave.